Para Lembrar

«Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.»

Myself

Myself

terça-feira, 23 de março de 2010

Laços de família

Este post é sobre a minha irmã. Não tenho falado muito dela porque temos feitios muito diferentes para enfrentar a vida e não consigo entender muito bem algumas atitudes dela. Aceito-as mas se sou contra ou as acho erradas digo e isso às vezes faz-nos chocar. 
Já disse anteriormente que ela está numa fase complicada e sofre de uma depressão grave. As consultas de psiquiatria não são regulares e acho que lhe faz muita falta alguém com quem falar sobre tudo e todos sem se preocupar de essa pessoa conhecer as pessoas de quem ela fala, mas não posso obrigá-la a ir mais vezes!
No entanto este post é para dizer que depois de todo o afastamento emocional que tivemos, por eu nunca me calar e dar sempre opinião, fosse boa ou má de ouvir, finalmente este fim de semana ela reaproximou-se de mim para desabafar. Mantive a minha postura de não passar a mão pela cabeça, porque acho que nestas alturas é preciso abrir os olhos para a realidade e enfrentá-la. A conversa correu bem. Levei-a às compras e fizemos um estrago bem grande nas contas bancárias, mas valeu a pena! Vê-la com ânimo, com vontade de falar, de enfrentar a vida e seguir em frente...pôr para trás todos os problemas e dedicar-se a ela, conviver com amigos, sair comigo e falar com os meus pais foi uma etapa importante para ela nesta fase. Ainda para mais surgiu-lhe uma nova proposta de trabalho que lhe deu logo nova esperança para sair do inferno onde se sentia a trabalhar.

Tudo isto para dizer que a vida nos leva sempre para onde devemos estar e com quem devemos estar. Há alturas em que custa mas tudo tem um sentido. Não sou contra enfiarmo-nos debaixo do cobertor e chorar durante um dia inteiro se for preciso, mas no dia a seguir temos de erguer a cabeça e sair à rua para enfrentar a vida.
Complica-me ver aquelas pessoas que se lamentam e não tomam iniciativa para alterar o que está errado. O deixar andar e estar não faz parte de mim. Tenho de agir e procurar contornar o que me incomoda. Às vezes também dou trambolhões bem grandes por ser assim, mas não sei se conseguia aturar-me se fosse diferente!

2 comentários:

eueuemaiseu disse...

Eu bem quero deixar de deixar andar...

Butterfly disse...

E sei que vais conseguir Fata Xanta. Tens uma força enorme dentro de ti!