Para Lembrar

«Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.»

Myself

Myself

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ser belo

Nunca achei que a beleza exterior fosse fundamental, afinal a forma como nos apresentamos e interagimos com os outros, ultrapassa a barreira da beleza. Hoje e como em tantos outros dias voltei a reflectir sobre o assunto. resultado de uma simples pergunta:
- Tens namorado?
- Não.
- A sério?! Que desperdício. És tão bonita.
Isto em conversa com uma colega de trabalho. Mais uma vez fiquei sem resposta.

Não me considero uma pessoa linda. Tenho uns traços bonitos (graças aos bons genes dos meus pais). Gosto de mim, mas nunca achei que fosse diferente de outras tantas miúdas que passam por mim na rua! Desde nova que ouço «És tão gira!» «Fogo és mesmo bonita.» «Tens um sorriso que te deixa ainda mais bonita.» «A tua irmã é mesmo bonita» (comentários sobre mim à minha irmã mais velha)... Enfim, comentários que me ajudaram na auto-estima mas que me começaram a cansar pois percebi que as pessoas se aproximavam de mim por ser bonita. Amigos (as), namorados, colegas... Agora quando olho ao espelho até nem me acho assim tão bonita. Porque será?
Sou acima de tudo um ser. Uma pessoa interessante de se conhecer, não só pelo exterior mas por aquilo que construí interiormente. Valorizo-me por isso. E adoro ainda mais as pessoas que me reconhecem por isso e não pelo
palmo e meio de cara laroca .

Claro que gosto de ouvir os piropos (quem não gosta?!), claro que gosto de ter traços bonitos, claro que agradeço ter-me feito uma bela mulher... Mas vou continuar a achar que o meu interior é bem mais importante de preservar e melhorar que o exterior. Cuidarei de mim como qualquer outra mulher mas quando as primeiras rugas aparecerem serão resultado de uma vida que quero preencher com sabedoria e experiência.